top of page

PALESTRANTES.

Congresso Corrupção: Diálogos interdisciplinares

RODOLFO VIANA (UFMG)

 

Professor da Faculdade de Direito da UFMG. Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela UFMG. Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade de Paris II.

Coordenador Acadêmico do IDDE (www.institutodemocratico.com.br) e do Portal Eleitoral (www.portaleleitoral.com). Membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB. Advogado.

CARLOS RANULFO FÉLIX DE MELO (UFMG).

 

​​Carlos Ranulfo Melo é Doutor me Ciência Política pela UFMG, com pós-doutorado na Universidade de Salamanca. É professor Titular do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenador do Centro de Estudos Legislativos na mesma instituição. É membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Ciências Humanas. É autor de Retirando as cadeiras do lugar: migração partidária na Câmara dos Deputados (Ed. UFMG), co-autor de Governabilidade e Represetnação Política na América do Sul (Konrad-Adenauer/UNESP) e co-editor de La Democracia Brasileña: balance y perspectivas para el siglo 21 (Ed. Salamanca). Possui artigos publicados nas áreas de estudos legislativos e instituições comparadas.

BRUNO PINHEIRO WANDERLEY REIS (UFMG)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1990) e doutorado em Ciência Política também pelo IUPERJ (1997). Atualmente é professor associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, lotado desde 1994 em seu Departamento de Ciência Política, e integra, desde outubro de 2012, a diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Tem atuado em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase em Metodologia, Teoria Política e Política Comparada, enfocando principalmente os seguintes temas: participação política, internet e política, sistemas eleitorais, financiamento de campanhas.

ORGANIZAÇÃO 
PARCEIROS
APOIO
PATROCÍNIO

JOELSON DIAS

Ex-Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, 2009-2011). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Integrante da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB (CF/OAB), da qual foi seu Secretário a gestão 2007-2010. 

Representante do mesmo CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, ambos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Como Conselheiro Titular, representou também o Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (2005 a 2008). Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi assistente da Promotoria no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda (1997) e atuou como Consultor na Missão Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (1993-1994).

LARA MARINA FERREIRA (UFMG)

​​

Mestre em Direito pela UFMG (2012) e Especialista em Temas Filosóficos pela UFMG (2008). Atualmente é servidora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, pesquisador-colaborador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, direito eleitoral, financiamento de campanhas, governança, corrupção e teoria democrática.

CLÁUDIO COUTO TERRÃO (TCE/MG)

 

É Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Ex-Procurador Federal do INSS, Ex-Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás e Ex-Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Lecionou Direito Administrativo e Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Guararapes – PE.

 

LUCAS AZEVEDO PAULINO (UFMG)

 

Lucas Azevedo Paulino é advogado e servidor público. Graduado em Direito pela UFMG (2012), foi membro do Centro Acadêmico Afonso Pena nas gestões Integração (2009) e Espaço Aberto (2010). Foi organizador do Seminário Reforma Política realizado na Faculdade de Direito da UFMG (2010) e um dos fundadores do Grupo de Estudos em Reforma Política (2010).

FERNANDO FILGUEIRAS (UFMG)

 

Possui doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Ciência Política (DCP), onde também ocupa a posição de chefe do Departamento. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em teoria política, políticas públicas e comportamento político, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política normativa, Estado e governo, teoria democrática, Direito e democracia, corrupção e bom governo. É pesquisador e coordenador do Centro de Referência do Interesse Público da UFMG. Autor de "Corrupção, democracia e legitimidade" (Editora UFMG, 2008).

MARCIO ALMEIDA DO AMARAL (CGU)

 

Analista de Finanças e Controle. Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Regional da União em Minas Gerais. Colaborador eventual da Escola de Administração Fazendária – ESAF. Palestrante do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). Mestrando em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Participante do Minerva Program na George Washington University, em Washington/EUA. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Graduado em Administração e Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

bottom of page